Matemática > Frases

Frases

Em Matemática, não existe 'nós não saberemos'. David Hilbert (1862 - 1943)

Passará mais de um milhão de anos, no mínimo, antes que entendamos os primos. Paul Erdös (1913 - 1996)

Como as ciências matemáticas são tão vastas e variadas, é necessário localizar o seu cultivo, pois toda atividade humana está ligada a lugares e pessoas. David Hilbert (1862 - 1943)

Um matemático é uma máquina de transformar café em teoremas. Paul Erdös (1913 - 1996)

Nem eu, nem Cauchy, nem Gauss - somente Dirichlet sabe o que é uma prova perfeitamente rigorosa, mas todos aprendemos com ele. Carl Jacobi (1804 - 1851)

Se eu puder provar, pela lógica, que você morrerá em cinco minutos, ficarei sentido por sua morte, mas meu sofrimento seria bastante mitigado pelo prazer da prova. G. Hardy (1877 - 1947)

A Matemática não é uma disciplina contemplativa e sim criativa. G. Hardy (1877 - 1947)

Cauchy é o único que sabe como a Matemática deve ser feita. Abel (1802 - 1829)

Quando Gauss diz que provou alguma coisa, é muito provável que tenha feito; quando Cauchy afirma, as chances são meio a meio; quando Dirichlet o faz, é uma certeza. Carl Jacobi (1804 - 1851)

Quem de nós não gostaria de levantar o véu que esconde o futuro, vislumbrando os próximos avanços de nossa ciência e os segredos de seu desenvolvimento nos séculos que virão? David Hilbert (1862 - 1943)

Um problema da teoria dos números é tão atemporal quanto uma verdadeira obra de arte. David Hilbert (1862 - 1943)

Percepções sensoriais são enganos sensoriais. Descartes (1596 - 1650)

Os poderes miraculosos dos cálculos modernos se devem a três invenções: a notação arábica, as frações decimais e os logaritmos. Florian Cajori (1859 - 1930)

... há alguns mistérios nos quais a mente humana jamais penetrará. Para nos convencermos desse fato, basta fitarmos as tabelas de primos e perceberemos que ali não reina qualquer ordem ou regra. Euler (1707 - 1783)

317 é um primo não porque pensemos que o seja, ou porque nossas mentes estejam moldadas desta ou daquela maneira, mas porque é assim, porque a realidade matemática é construída dessa forma. G. Hardy (1877 - 1947)

A Matemática feia não tem lugar permanente no mundo. G. Hardy (1877 - 1947)

Acredito que a realidade matemática exista fora de nós, que nossa função seja descobri-la ou observá-la e que os teoremas que provamos e descrevemos com grandiloquencia como nossas 'criações' sejam apenas as anotações do que observamos. G. Hardy (1877 - 1947)

As línguas morrem, as idéias matemática não. G. Hardy (1877 - 1947)

Gauss e outros matemáticos menores não se equivocaram ao louvar esta ciência [a teoria dos números] que, por ser tão afastada das atividades humanas comuns, deverá se manter sempre nobre e limpa. G. Hardy (1877 - 1947)

Qualquer tolo pode fazer perguntas sobre os primos que o mais sábio dos homens não consegue responder. G. Hardy (1877 - 1947)

As belezas peculiares deste campo [Teoria dos Números] atraíram todos aqueles que nele trabalham; mas ninguém expressou esse sentimento tantas vezes quanto Euler ... Gauss (1777 - 1855)

Percebendo que não há nada mais trabalhoso na prática da Matemática, nem que mais prejudique e atrapalhe os calculadores, do que as multiplicações, as divisões, as extrações do quadrado e do cubo dos números muito grandes ... comecei a considerar em minha mente através de que tipo de arte certa e rápida poderia remover essas dificuldades. John Napier (1550 - 1617)

Não deixe que ele [Cauchy] toque num livro de matemática antes dos 17 anos. Lagrange (1736 - 1813)

Você está vendo aquele jovem [Cauchy]. Bem, será um matemático maior que todos nós. Lagrange (1736 - 1813)

A música é o prazer que a mente humana experimenta ao contar sem se dar conta de que está contando. Leibniz (1646 - 1716)

O que motiva a existência de um matemático é a descoberta de padrões, para encontrar e explicar as regras subjacentes à natureza e prever o que acontecerá a seguir. Marcus du Sautoy (1877 - 1947)

Os primos são as pérolas que adornam a vastidão infinita do universo de números que os matemáticos exploraram ao longo dos séculos. Marcus du Sautoy (1877 - 1947)

Você [Hilbert, após enunciar os 23 problemas] realmente garantiu seu lugar na Matemática no século XX. Minkowski (1864 - 1909)

Mesmo em plena atividade de pesquisa, o olhar e reolhar situações simples é um método poderoso para compreender. Manfredo Perdigão do Carmo (IMPA)

Se tudo pudesse ser demonstrado, nada seria demonstrado. Aristóteles (384a.C - 322a.C.)

Qual deve, então, ser o cerne do ensino de Matemática para os estudantes desses dois anos tão importantes para a formação de futuros cientistas? A meu ver, resume-se a três temas fundamentais: a idéia de Aproximação, a idéia de Linearidade e a de Probabilidade. Jean Dieudonné (1906-1992)